Inteligência Emocional: ela pode salvar a sua carreira! - Wemystic
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A inteligência emocional pode salvar a sua carreira. Nós explicamos como!

Inteligência emocional na carreira

O ambiente de trabalho tem se tornado cada vez mais dinâmico e competitivo, exigindo muito mais que habilidades técnicas e conhecimentos específicos. Hoje não basta ter essas características; é preciso desenvolver competências holísticas, para ser um profissional completo e bem-sucedido. Isso envolve um fator que, embora muito comentado, provavelmente não é muito compreendido ou praticado: a inteligência emocional. Quer saber o que ela significa e o por que é tão importante para a carreira? 

Continue lendo para descobrir. E aproveite nossas dicas para desenvolver essa habilidade, que pode realmente salvar sua carreira!

O que é inteligência emocional?

Inteligência emocional é a capacidade de reconhecer, entender e administrar tanto as próprias emoções quanto as dos outros (influenciando-os positivamente). Esse conceito foi popularizado por Daniel Goleman, psicólogo e autor de diversos livros sobre o tema. Goleman dividiu a inteligência emocional em cinco principais componentes:

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Autoconsciência

Capacidade de reconhecer e compreender as próprias emoções e como elas afetam pensamentos e comportamentos.

Autocontrole

Dom de gerenciar e ajustar as próprias emoções, sobretudo diante de cenários de estresse ou pressão. 

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Motivação

Impulso interno para atingir metas, alicerçado pelo entusiasmo, perseverança e energia, mesmo diante de adversidades.

Empatia

Habilidade para se colocar no lugar do outro, compreendendo e considerando as emoções dele, o que é essencial para promover a construção de relações saudáveis.

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Habilidades sociais

Competências-chave para uma comunicação eficaz, o gerenciamento de conflitos e espírito de liderança.

Esses elementos moldam a forma como lidamos não só com nós mesmos, mas também como interagimos com os outros. Isso influencia as relações, especialmente no trabalho.

Como a inteligência emocional impacta sua carreira?

Todos sabemos que o mundo corporativo não costuma ser um dos mais salubres ambientes no qual convivemos. Isso não é só porque um emprego é ruim, ou um chefe é difícil (claro que isso conta muito).

Mas é porque ele concentra pessoas completamente diferentes, com históricos, temperamentos e reações diversas das nossas. E nem sempre será fácil lidar com divergências e resolver problemas, o que pode trazer conflitos e até mesmo comportamentos tóxicos, minando o clima na empresa.

É aí que entra a inteligência emocional, que tem um papel significativo nesse aspecto. Veja alguns dos benefícios que ela pode trazer para a sua carreira:

Resolução de conflitos

Dentro de uma empresa, os conflitos são inevitáveis. Já explicamos por quê, mais acima. Porém, se você tem inteligência emocional, será capaz de lidar com essas situações de forma calma e prática.

Ao entender as emoções envolvidas e responder de forma apropriada, você consegue resolver os conflitos de maneira construtiva, mantendo a harmonia no ambiente de trabalho.

Capacidade de liderança e gestão

Ser um bom líder reside em ter um elevado grau de inteligência emocional. Um líder que sabe usar a inteligência emocional é capaz de inspirar e motivar sua equipe, obtendo maior engajamento.

Some-se a isso a empatia (necessária nesse conceito), e o resultado é um melhor rendimento dos subordinados, além de respeito e clima de colaboratividade e cooperação.

Equilíbrio na tomada de decisão

Decisões precipitadas podem levar a resultados desastrosos – e até mesmo irreversíveis. A inteligência emocional permite que mantenhamos a calma sob pressão e consigamos analisar todo o cenário antes de dar um passo adiante. Assim, fazemos escolhas mais ponderadas, objetivas e coerentes.

Relacionamento pessoal

Manter uma boa relação com os colegas é crucial para o sucesso na empresa. Ser emocionalmente inteligente nesse aspecto tem a ver com respeito, empatia, responsabilidade e discrição.

Isso ajuda a criar uma rede de apoio, na qual a colaboração e assistência mútuas dão o tom.

Como desenvolver habilidades emocionais no trabalho?

Se você ainda não conseguiu desenvolver sua inteligência emocional, não se preocupe: dá para adquirir e desenvolver essa habilidade com o tempo. Veja algumas dicas:

  • Pratique a autoconsciência, tirando um tempo do dia para refletir sobre suas emoções e como elas afetam seu comportamento. Vale meditação, diário ou apenas a reflexão.
  • Gerencie o estresse, por meio de exercícios físicos, atividades relaxantes e técnicas como relaxamento, respiração e meditação.
  • Desenvolva a empatia, tentando enxergar as coisas pela perspectiva alheia. Tente entender o outro e se colocar no lugar dele.
  • Aprenda a se comunicar de modo eficiente, praticando escuta ativa, trabalhando suas habilidades de comunicação e sendo respeitoso.
  • Estabeleça e mantenha metas pessoais claras e específicas, que sejam úteis para o seu desenvolvimento. Vale a ajuda de livros sobre inteligência emocional ou mesmo trocar ideias com colegas e superiores, treinando dar e receber feedbacks construtivos.

Benefícios em longo prazo da inteligência emocional

Investir em inteligência emocional traz benesses significativas em longo prazo. Além de melhorar nossas habilidades pessoais, ela traz mais resiliência, adaptabilidade e uma carreira mais longeva e satisfatória.

Saber se portar de forma emocionalmente inteligente ajuda a lidar com reveses na empresa, chefes problemáticos (até onde depende de nós, claro) e adversidades cotidianas. Sem falar no respeito por parte dos colegas e um ambiente de trabalho equilibrado e saudável.

Além disso, esse é o talento que realmente pode fazer a diferença numa contratação ou mesmo promoção. Inteligência emocional é uma porta não só para o desenvolvimento na carreira, como também, e principalmente, para a evolução pessoal.

Desenvolva sua inteligência emocional já e esteja preparado para encarar qualquer desafio com leveza, perseverança e jogo de cintura. Você vai perceber que a vida, como um todo, vai ficar bem mais leve!

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** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

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