Técnicas de Respiração para Aliviar o Estresse - Wemystic
Wemystic

Técnicas de respiração para aliviar o estresse e promover o bem-estar

Técnicas de respiração

Se você anda por aí buscando se acalmar, provavelmente já se deparou com técnicas de respiração por aí. Afinal, ela é um dos canais que mais sofrem interferências quando o assunto é estresse e ansiedade. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil está na lista dos países que mais possuem pessoas ansiosas no mundo.

É difícil não desenvolver esse distúrbio quando somos bombardeados de notícias e informações 24h por dia, além de ter uma rotina corrida e atarefada. Não podemos esquecer do século em que estamos vivendo, que além de ser considerado um dos “piores” em questão de saúde mental, prioriza muito mais a produção do que um descanso de qualidade.

Mas não caia nessas ciladas, que para obter “sucesso”, necessariamente, precisa viver para o trabalho e tarefas. Para ter bons resultados e uma vida longa de estresse e ansiedade, é preciso promover um descanso para o cérebro, e uma respiração moderada e calma é essencial para tranquilizá-lo e emanar paz interior.

Conheça 5 técnicas de respiração para obter bem-estar

A respiração é uma função vital do corpo humano, mas muitas vezes negligenciada em sua importância. Neste artigo, exploraremos algumas técnicas de respiração poderosas que podem melhorar não apenas nossa saúde física, mas também nossa saúde mental e emocional. Através dessas práticas simples, é possível alcançar um estado de maior tranquilidade, foco e bem-estar geral.

técnicas de respiração

O sopro do Oceano

Também conhecida como respiração de Ujjayi ou respiração vitoriosa, essa técnica é tratada para conquistas e vitórias. Ela acalma o sistema nervoso e relaxa nossos órgãos internos através da massagem.

Procure um lugar tranquilo, inspire profundamente através do nariz até sentir os pulmões cheios. Depois, segure por uns segundos e permita sentir a mesma presa na garganta. Quando sentir-se confortável, solte aos poucos a respiração; você vai ecoar o som das ondas do mar na inspiração e expiração. A técnica ensina uma atenção plena na relação com o ar e os sons ecoados na prática.

Respiração de mantras

Apegue-se a algum mantra, como “respire”, e diga sempre que puder a si mesmo. Puxe o ar pelo nariz até que os pulmões fiquem cheios; pause por alguns segundos. Depois, diga internamente “expire” e solte o ar pela boca.

Respiração abdominal

Quando estamos imersos em uma serenidade e calma, é possível visualizar o movimento abdominal de forma lúcida, conforme inspiramos e expiramos lentamente. A técnica de exercícios abdominais, nada mais é do que posicionar as mãos em cima do abdômen e sentir o movimento enquanto o ar entra e sai de nossos pulmões.

Igualdade de Respiração

Faça uma respiração proporcional, onde sua inspiração tem a mesma duração que a sua expiração. Comece com a contagem de 4 períodos. Inspire em 4 tempos, conte lentamente 1, 2, 3 e expire na mesma velocidade. Quando se sentir confortável e adaptado a esse ritmo, vá intercalando, entre inspiração e expiração, um momento de retenção de ar. Prenda a respiração, faça a contagem até 4 e depois expire no mesmo tempo. E assim, sucessivamente, até que consiga relaxar o corpo.

técnicas de respiração

Técnicas de respiração alterando as narinas

Essa é uma técnica muito simples e pode ser feita em qualquer lugar. Com auxílio do seu dedo indicador, deixa o ar através de uma narina e expire pela outra; alterne as funções das narinas até que consiga depositar sua atenção plena no exercício de exercícios.

Técnicas de respiração 4-7-8

A técnica de respiração 4-7-8 é uma prática simples e eficaz para acalmar o corpo e a mente, reduzir o estresse e promover um sono mais tranquilo. Para começar, sente-se em uma posição confortável ou deite-se de costas. Em seguida, feche os olhos e respire profundamente pelo nariz contando mentalmente até 4. Segure a respiração por um período de 7 segundos. Por fim, expire completamente pela boca, contando até 8. Repita esse ciclo por algumas vezes, sempre mantendo o mesmo ritmo.

Saiba mais :

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Espiritualidade
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments