Ah! A vida e seus desafios… parece que, a cada dia mais, as adversidades e os contratempos vão nos atropelando. A impressão que dá é que não vamos conseguir nos recompor. Mas por que algumas pessoas conseguem passar praticamente incólumes pelos turbilhões e atropelos da vida? Isso pode estar ligado com a Resiliência. Faça o teste!
Isso pode ter a ver com uma qualidade muito importante que nos ajuda a lidar com esses percalços e sair dessa empreitada quase sem nenhuma sequela. Estamos falando da resiliência, palavra que entrou em voga nos últimos tempos, mas vai muito além de mero modismo.
A resiliência nos ajuda a encarar e superar as dificuldades, permitindo que nos adaptemos positivamente a situações desagradáveis, estressantes e que podem tirar a nossa paz num piscar de olhos. Conheça melhor essa incrível habilidade e aproveite para fazer um teste simples que te ajudará a avaliar a sua capacidade de lidar com os reveses da vida.
O que é resiliência?
De origem latina (do termo “resilire”: “saltar para trás; recuar”), a palavra “resiliência” foi inicialmente usada na Física, para descrever a capacidade que um material tem de retornar a sua forma original após ser deformado.
Por analogia a essas propriedades, a Psicologia e as outras ciências sociais cunharam esse termo para definir a condição de pessoas que, após enfrentarem condições adversas, conseguem se manter mentalmente saudáveis, revelando uma significativa capacidade adaptativa.
Sendo assim, podemos dizer que ter resiliência é conseguir se recuperar total e consistentemente diante de dificuldades, estresse, mudanças e outras circunstâncias que nos tiram da zona de conforto. Não significa que quem é resiliente seja imune aos problemas – ninguém é. Mas certamente é alguém que vai conseguir atravessar esse braseiro sem ficar com sequelas irreversíveis.
Sem dúvida, uma pessoa resiliente tende a ter uma melhor saúde mental e física, conseguindo estabelecer relacionamentos mais saudáveis com os outros e consigo mesma. Além disso, sabe lidar com a pressão de forma mais madura e serena, além de ter o poder de encontrar soluções criativas e dar a volta por cima muito mais rápido e sem maiores custos.
Quer saber se você é resiliente? Para te ajudar nessa missão, criamos um teste simples de autoavaliação.
Teste de resiliência
Responda “sim” ou “não” às seguintes perguntas. Lembramos que se trata de uma autoavaliação, uma impressão que você tem de si mesmo. Portanto esse teste não tem caráter científico nem substitui o aval de um profissional especializado, ok?
Você é capaz de manter a calma em circunstâncias estressantes?
Você tem facilidade para se adaptar a mudanças e novas situações?
Você consegue encontrar algo positivo em cenários difíceis?
Você busca ativamente soluções quando encara algum problema?
Após uma decepção ou frustração, você consegue se recuperar de forma rápida e consistente?
Quando necessário, você busca apoio de amigos e familiares?
Você se sente confiante quanto a sua capacidade de transpor obstáculos?
Mesmo em tempos difíceis, é fácil para você manter uma perspectiva positiva?
Você usa suas experiências passadas como fonte de aprendizado para encarar novos desafios?
Você é capaz de manter o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, mesmo estando sob pressão?
Resultados
Cada resposta “sim” indica um aspecto da resiliência que você tem. Quanto mais respostas “sim”, maior será sua capacidade de lidar com adversidades e se sair bem no processo.
8-10 respostas “sim”
Parabéns! Você é uma pessoa altamente resiliente. Reúne habilidades para enfrentar problemas agindo de forma positiva e sendo adaptável, forte e confiante mesmo diante de tempos difíceis.
5-7 respostas “sim”
Você é moderadamente resiliente. Dispõe de algumas das habilidades necessárias para lidar com as intempéries da vida, mas ainda pode melhorar. Basta praticar e aguçar o foco.
Menos de 5 respostas “sim”
É bem provável que você esteja passando por dificuldades para manejar o estresse e os conflitos do dia a dia. Não se preocupe: a resiliência pode ser desenvolvida e aprimorada com tempo e prática. Para isso, veja as dicas a seguir!
Como desenvolver resiliência?
– Cultive uma mentalidade positiva, tentando enxergar algo positivo em todos os cenários, mesmo nos mais intrincados. Ser otimista pode ajudar a atravessar fases ruins.
– Construa uma rede de apoio, por meio de relacionamentos fortes e sólidos. Não há nada melhor do que ter alguém te dando suporte, então não hesite em buscar ajuda.
– Seja gentil, compassivo e paciente consigo mesmo e aceite que todos cometem erros. Até você.
– Desenvolva habilidades para resolver questões, focando a solução, e não o problema. Essa abordagem pode aumentar a sua confiança.
– Mantenha um estilo de vida saudável, cuidando de corpo e mente. Ou seja: invista em um bom sono, dieta equilibrada, atividades físicas, terapia, meditação, entre outras ações.
– Estabeleça metas realistas, subdivida tarefas grandes e respeite seu processo. Isso pode ajudar a tornar as situações estressantes mais gerenciáveis.
– Reflita e seja grato por tudo que você tem e construiu até aqui. Isso ajuda a melhorar sua perspectiva e autoestima.
– Aprenda com as experiências passadas, tentando replicar e adaptar as ações que levaram a êxitos e evitando repetir os erros.
Não são os tempos ruins que moldam nossa força; é a nossa força que nos molda para esses tempos. Busque a resiliência e retrace uma jornada com mais consciência, confiança e paz de espírito!
Conhece nossa loja online?
Saiba mais :
- Tríplice Aliança da Luz: os pactos da espiritualidade
- Banho do anjo da guarda para aumentar a espiritualidade
- Criando filhos com espiritualidade
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.