O despertar da Kundalini: como explorar e ativar essa energia! - Wemystic
Wemystic

O despertar da Kundalini: como explorar e ativar essa energia!

Kundalini

À medida que nos aprofundamos sobre o tema espiritualidade, vamos descobrindo não só as energias que nos cercam, mas também as nossas próprias energias – aquelas que fluem através de nosso corpo. E a Kundalini é uma delas! 

Provavelmente você já ouviu falar de chakras e da importância de mantê-los equilibrados. Ao alcançarmos esse equilíbrio, direcionamos melhor as energias e não apenas alcançamos a harmonia corpo-mente-espírito, como também vivenciamos o despertar de nossa própria consciência, acessando um conhecimento superior.

Uma das formas de atingir esse processo é por meio da Kundalini, que também tem uma estreita relação com os chakras. E é esse o tema de nosso artigo: aqui vamos te explicar o que é essa energia poderosa e como ativá-la de maneira segura e equilibrada. Prepare-se para uma jornada intensa e reveladora!

O que é Kundalini?

Kundalini é um conceito que existe há milênios e tem suas raízes nas antigas práticas espirituais indianas. Há várias referências a essa energia em textos védicos e tântricos, que a descrevem como uma força espiritual que tem o poder de nos levar a profundas transformações pessoais e espirituais.

O termo “kundalini” vem do sânscrito e significa “enrolada em espiral” ou “enrolada como uma cobra”. É frequentemente descrita como uma serpente adormecida, enroscada na base do chakra raiz, ou básico. Esse chakra está localizado entre a área genital e o ânus, abrangendo também o cóccix (e é bem aqui que se encontra a Kundalini).

Como cada chakra responde?

Ao ser ativada, a Kundalini flui através dos chakras, pela coluna vertebral, subindo até o chakra coronário (no topo da cabeça). Essa subida é impulsionada pela evolução gradual dos chakras, e, nessa troca interativa, a Kundalini ativa e intensifica as propriedades de cada um deles.

Assim, temos os seguintes efeitos:

  • Chakra básico: superação de medos e recuperação do senso de segurança.
  • Chakra sexual: expressão saudável da sexualidade e das emoções. 
  • Chakra umbilical: desenvolvimento da autoestima e do poder pessoal. 
  • Chakra cardíaco: amor incondicional e (auto)perdão.
  • Chakra laríngeo: comunicação clara e escuta ativa.
  • Chakra frontal: ampliação da consciência e da intuição.
  • Chakra coronário: promoção de uma experiência de iluminação e autorrealização. 

Uma reconfiguração mental e espiritual

A ascensão da Kundalini provoca uma miríade de emoções, sensações e sentimentos diferentes. É como se nosso corpo tivesse dado um reset, indo de uma condição de letargia e inércia (reflexo dessa energia adormecida) para um estado de entusiasmo e criatividade (provocado pelo despertar dela).

Assim, abandonamos sentimentos menos elevados, como raiva, apego, ansiedade. É um processo de expansão da consciência, um despertar espiritual poderoso que proporciona a evolução de nossas habilidades psíquicas e o aprimoramento da autoconhecimento e da nossa conexão com nós mesmos e com o divino.

Efeitos e benefícios da Kundalini

Quando conseguimos atingir o despertar da Kundalini, experimentamos diversas sensações:

  • Físicas: calor, espasmos, formigamento ou eletricidade percorrendo a coluna.
  • Emocionais: euforia, paz interior, ou mesmo medo e tristeza. É um momento de extravasamento emocional profundo, e cada pessoa tem sua resposta. 
  • Psíquicas: sonhos vívidos, aprimoramento da intuição e surgimento de habilidades como clarividência e telepatia. 

Após essa catarse completa, obtemos mais clareza, e, de forma progressiva, vemos surgir vários benefícios, como: aumento da vitalidade física, maior esclarecimento mental, concentração e percepção, libertação emocional, mais empatia, fortalecimento da conexão com o mundo superior… enfim, uma verdadeira transformação pessoal e espiritual.

E como alcançar esse estado?

A Kundalini é geralmente associada ao poder divino feminino (conhecido como Shakti), constituindo-se como uma energia integrativa e criadora, que nos permite trilhar uma intensa jornada de transmutação interior. Despertá-la permite elevar o espírito e se conhecer com mais profundidade.

Para ativar a Kundalini e atingir um resultado eficiente, é preciso ter muita disciplina e responsabilidade, atentando-se à prática e orientação corretas, para não liberar energias de forma caótica, sob o risco de perder o equilíbrio mental. É preciso um esforço holístico para vivenciar esse fenômeno. Veja algumas dicas:

  • Kundalini Yoga: esta é a principal forma para despertar a energia Shatki. Essa prática integra posturas, mantras, meditações, cantos e mudras (gestos feitos com as mãos) específicos.
  • Técnicas de respiração: a respiração consciente, praticada por meio do Yoga, meditação ou entoação de mantras, auxilia no relaxamento, atenção plena e autoconsciência.
  • Alimentação equilibrada: nosso corpo é nosso tempo. Por essa razão, cuidar do que ingerimos é uma forma de nutrir bem o organismo e a alma. Frutas, alimentos naturais/orgânicos e frescos ajudam a preparar o corpo. Evitar alimentos ultraprocessados, álcool e drogas é essencial também.
  • Estilo de vida saudável: além da alimentação adequada, é imprescindível praticar atividade física, estar em dia com os exames clínicos e em paz com as próprias emoções. Para isso, vale terapia, Yoga, meditação, academia, dança, artes marciais (como tai chi chuan, por exemplo) e tudo que faça bem ao corpo, mente e espírito.

É preciso ressaltar que o despertar é um processo gradual – ou seja, ele não acontece da noite para o dia. E cada pessoa tem seu momento certo; portanto é essencial respeitar o tempo de cada um. Lembre-se: a Kundalini é uma jornada. Que deve ser trilhada com respeito, sabedoria e paciência.

Conhece nossa loja online?

Saiba mais :

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments