Você já ouviu falar em tarot terapêutico? Se não, precisamos te apresentar, antes de mais nada, o conceito de arquétipos.
Arquétipos são modelos associados a um personagem, usados para simbolizar situações ou padrões de comportamento. Sabe o seu signo, que revela os principais traços da sua personalidade? Pois bem, ele é um exemplo de arquétipo.
As figuras arquetípicas são usadas em vários campos, como mitologia, religião, cinema (exemplos: o mocinho, o herói, o explorador, o anti-herói). Isso porque elas nos ajudam a compreender a personalidade de alguém e algumas situações, facilitando nossa identificação.
E o Tarot é mais uma dessas áreas em que esse simbolismo está presente. Cada uma de suas cartas figuradas representa um arquétipo, que traz insights significativos sobre o momento que estamos vivenciando ou uma tendência para futuras tomadas de decisão.
Conheça nossos Baralhos de Tarot na Loja WeMystic!
Com essa aplicação terapêutica, o Tarot sai do lugar-comum de “ferramenta divinatória” e ganha um espaço maior em nossas vidas, ajudando-nos a compreender e trabalhar questões emocionais, mentais e espirituais.
Nesse sentido, ele enfoca aspectos subjetivos, trazendo luz tanto para problemas cotidianos quanto para questões inconscientes e comportamentos que devemos melhorar, aceitar ou mesmo largar de mão, para podermos evoluir pessoal e espiritualmente.
Ao consultarmos o Tarot, obtemos orientações e maior clareza sobre como agir diante de vários cenários – trabalho, relacionamento, finanças, carreira etc. Isso envolve aspectos externos (como as energias que nos cercam) e internos (trazendo uma percepção mais apurada do nosso eu interior).
Existem muitas variedades de Tarot, cada uma com suas características e simbolismos. A maioria dos baralhos convencionais contém 78 cartas, divididas em dois grupos: Arcanos Maiores (22 cartas) e Arcanos Menores (56 cartas, representadas pelos quatro naipes).
Os Arcanos Maiores trazem as imagens arquetípicas. Cada uma delas carrega simbolismos que refletem diversos aspectos de nossa jornada e os desafios que se apresentam. Já os Arcanos Menores representam os detalhes e situações práticas do cotidiano.
Veja em que áreas essas cartas podem nos ajudar, quando aplicadas num tarot terapêutico:
Autoconhecimento:
O que está influenciando meus pensamentos e emoções? Que comportamentos precisam ser repensados? É momento de introspecção, autorreflexão?
Dinâmicas de relacionamentos
Estou fazendo escolhas conscientes em minhas relações? Está havendo algum ruído ou falha na comunicação, ou está tudo fluindo?
Oportunidades e desafios
Que obstáculos preciso transpor para crescer? É preciso derrubar estruturas antigas para me abrir ao novo?
Tomada de decisões
Quais possíveis caminhos tenho à frente? É momento de desapegar ou devo tomar as rédeas da minha vida? Como alinhar meus propósitos?
Jornada espiritual
É hora de um despertar espiritual? Em que áreas haverá a necessidade de buscar orientação superior?
Questões práticas
É momento de atenção com as finanças? Preciso me dedicar mais ao trabalho ou buscar ferramentas de desenvolvimento pessoal e profissional?
Agora que você teve uma compreensão geral de como o Tarot se relaciona com os arquétipos e como ele pode te ajudar, apresentamos um traçado comparativo para ilustrar melhor essa relação, de maneira bem sintética. Confira!
Os Arcanos Menores lidam com as questões práticas da nossa rotina. Sendo assim, cada carta tirada – de Ás a Rei – trará uma nuance de características nessa esfera. E tudo também dependerá da combinação de todas as cartas reveladas na tiragem.
Ao se conectar com as mensagens que o Tarot traz para a sua vida, você terá a oportunidade de analisar melhor o momento que está vivenciando e encontrar soluções ou orientações para uma vida mais equilibrada e assertiva, tendo a oportunidade de avançar nesse caminho de construção da sua melhor versão.
Saiba mais:
O horóscopo semanal de 30 de setembro a 6 de outubro começa com intensas emoções…
Você já teve alguma ideia negativa sobre si e acreditou tanto nela que acabou duvidando…
Mesmo quem não tem religião já fez simpatias com velas alguma vez na vida para…
O horóscopo semanal de 23 a 29 de setembro promete ser marcado por uma energia…
A primavera é uma fase de transformação da natureza. Quando ela se aproxima, nasce em…
Prepare suas emoções para um evento astrológico de energias altamente poderosas: no dia 17 de…