Como aguçar a intuição e tomar decisões assertivas? - Wemystic
Wemystic

5 práticas para aguçar sua intuição e tomar decisões assertivas!

Intuição na tomada de decisões

A intuição é aquela voz que surge no fundo da consciência, em forma de resposta, que vai muito além da mente, mas é tão certeira que se torna óbvia antes mesmo de acontecer uma situação ou criar um contato confiável com alguém.

O escritor americano especializado em psicologia, Daniel Kahneman, enfatizou a popularização humana através da intuição e da razão. De acordo com ele, a intuição aparece de maneira rápida, inconsciente e emocional. Já a reflexão aparece lentamente, analítica e dificultosa.

Essa técnica foi aplicada no mundo empreendedor e modificou a maneira que os cargos dominantes analisam na hora de tomar uma iniciativa que pode mudar o mundo dos negócios. Porém, a mesma modalidade pode ser aplicada no dia a dia, porque a mente reproduz acontecimentos reais com base em suas crenças e ideais e, às vezes, isso pode ser confundido com intuição.

No espiritismo, a intuição é vinculada com o “sexto sentido“. Durante as últimas décadas, psicólogos e neurocientistas fizeram alguns progressos em desvendar os mistérios da intuição presente em nossa existência.

Um desses resultados leva à conclusão de que a nossa intuição nos encaminha para o caminho correto e, quando somos “enganados” por ela, isso nos ajuda a repensar nossas decisões, fazendo com que alcancemos o resultado final repensando a trajetória e como chegamos a este momento da vida.

Quando a intuição vale mais que a razão?

A intuição pode ter mais valor que a razão em certas situações extremas ou na detecção de mentiras, por exemplo. Isso se dá devido a sua natureza subconsciente e capacidade de processar informações de forma rápida e inconsciente. Aqui estão algumas situações em que a intuição pode ser especialmente útil:

  1. Situações de perigo iminente: Em momentos de emergência, pode não haver tempo suficiente para analisar racionalmente todas as informações disponíveis. A intuição, que é uma resposta rápida baseada em experiências passadas, pode nos ajudar a tomar decisões rápidas e instintivas que podem ser vitais para a sobrevivência.
  2. Detecção de perigo oculto: Em algumas situações, pode haver sinais sutis de perigo ou desonestidade que não são óbvios de forma racional. A intuição pode nos ajudar a perceber esses sinais subconscientes, como a linguagem corpora, que pode indicar que alguém está mentindo ou agindo de forma suspeita.
  3. Situações com informações limitadas: Quando temos informações limitadas disponíveis, a intuição pode ser uma ferramenta útil para preencher as lacunas e tomar decisões informadas com base em padrões e experiências anteriores.
  4. Criatividade e resolução de problemas: Em questões complexas ou ambíguas, a intuição pode desempenhar um papel importante ao permitir que nossa mente faça conexões subconscientes e descubra soluções criativas que a razão sozinha pode não ser capaz de alcançar.

5 práticas para aguçar sua intuição e enxergar além do óbvio

Tendo em vista que as pesquisas feitas mais recentemente, a qualidade da intuição depende da inteligência emocional (IE), e quando cuidamos da saúde emocional, estamos abertos a receber decisões intuitivas mais aguçadas. E aqui, listamos algumas dicas para você começar a exercitar a sua!

Meditação Mindfulness

O Mindfulness é uma meditação pensada para a mentalização em trazer atenção plena para o presente, sem permitir julgamentos ou frustrações com o passado e o futuro. É visto também como um sistema de alerta para a capacidade de estar consciente em relação às vivências internas e externas.

Analisar o próprio corpo

O corpo é a matéria que mais recebe sinais instintivos de alerta, principalmente quando estamos diante de uma situação importante. É muito comum sentirmos um frio na barriga, aperto no peito, agitação ou uma certa leveza pairar. Fique atento a isso.

intuição

Contato com a natureza

A natureza tem o poder de acessar e tranquilizar todos os pontos do nosso cérebro, abrindo espaços para que a intuição chegue até nós de forma lúcida.

Questione a sua intuição

Alimente o hábito de escrever em um papel a lápis as perguntas que estão tirando o seu sono no momento. Faça isso diariamente até que as respostas cheguem de forma natural.

intuição

Atenção aos seus sonhos

O sonho também é uma forma de comunicação da sua intuição; algumas vezes, as respostas aparecem quando você menos espera. O ideal é anotar todos os detalhes vividos enquanto sonhava, porque cada característica possui um presságio diferente e faz total diferença na hora de estudar o sonho.

Saiba mais :

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Espiritualidade
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments