A criação de um altar pessoal é uma prática poderosa que permite estabelecer um espaço sagrado em sua casa, um local onde você pode se conectar consigo mesmo, definir intenções e manifestar suas aspirações para o novo ano. Este guia passo a passo irá ensinar como montar um altar inspirador e significativo para iniciar o ano com energia positiva e propósito.
Independentemente da sua crença ou religião, manter dentro de casa um espaço onde você possa se conectar com a sua espiritualidade, sem interferências, pode ser uma excelente maneira de manifestar desejos, se motivar, exercitar o autoconhecimento e estar mais próximo do divino.
E olha, não precisa ser nada muito elaborado não! Se você quer saber como montar um altar, é só seguir os passos a seguir e adaptá-los, caso ache necessário, seguindo a sua essência e intuição. Vamos começar!
O primeiro passo é encontrar um local adequado em sua casa para o altar. Pode ser uma mesa, prateleira ou qualquer superfície plana. Certifique-se de que este espaço seja tranquilo e que permita a sua privacidade, onde você se sinta confortável, inspirado e conectado com a sua espiritualidade.
Antes de começar a montagem, reflita sobre suas intenções para o ano novo. Quais são seus objetivos, desejos e áreas da vida que você deseja fortalecer ou transformar? Essas reflexões serão a base para os elementos que você escolherá para o seu altar.
Agora, selecione itens que representem suas intenções e que tenham significado pessoal para você. Aqui estão algumas sugestões:
Escolha pedras que simbolizem o que você busca. Veja alguns exemplos de pedras e cristais que você pode utilizar em cada ocasião:
Veja nossas Pedras e Cristais na Loja Virtual
Representando crescimento, renovação e vida, você pode posicionar vasinhos de plantas vivas em seu altar (evite as de plástico). Cuide delas e não deixe plantas murchas ou mortas sobre ele.
Além de adornar o altar ou oferecer flores e plantas para uma entidade, você também pode ter vasinhos de determinadas ervas e utilizá-las para banhos e rituais. Alguns exemplos são o alecrim e a pimenta.
Também entre as opções para montar o seu altar, estão elementos da natureza como conchas, folhas secas, penas, entre outros. Apenas não se esqueça que o seu respeito pela Mãe Terra e pelos seres que vivem nela também vão ressoar na energia do altar. Então nada de retirar penas de animais ou degradar o ambiente para conseguir algumas conchinhas bonitas, combinado?
De acordo com suas crenças espirituais, também é possível adicionar imagens das entidades que você tem devoção. Podem ser estátuas, quadros ou mesmo outros elementos como terços, guias ou japamalas, por exemplo.
Para purificação, intenção, clareza mental e conexão espiritual, velas e/ou incensos não podem faltar num altar. É possível explorar os diferentes aromas e significados de ambos, atraindo aquilo que deseja ou simplesmente proporcionando uma atmosfera mais acolhedora ao seu momento de introspecção.
Veja nossa coleção de Velas na Loja Virtual
Amuletos, lembranças de viagens, itens herdados e, claro, fotografias de pessoas queridas, lugares significativos ou momentos especiais fecham a lista de itens que você ter em seu altar. Se algo tem significado pra você, que ressoa com a sua essência e te faz feliz, use-o sem medo no seu cantinho especial de conexão com o mundo espiritual.
Arrume os elementos de forma harmoniosa e intuitiva no seu altar. Não há uma regra específica, mas mantenha em mente a simetria, equilíbrio e fluidez visual. Sinta-se livre para alterar a disposição dos itens conforme necessário.
Após montar seu altar, dedique um tempo para um ritual de consagração. Acenda uma vela, queime incenso ou simplesmente feche os olhos e respire profundamente, concentrando-se nas suas intenções para o novo ano. Faça uma oração, medite ou apenas manifeste seus desejos para este espaço.
Para manter a energia do seu altar, reserve um tempo regularmente para limpeza e atualização dos objetos. Retire itens que não ressoam mais com você e adicione novos elementos conforme suas intenções evoluem ao longo do ano.
Montar um altar pessoal para o novo ano é uma maneira poderosa de definir intenções, cultivar energia positiva e se conectar consigo mesmo em um nível mais profundo. Lembre-se sempre de que o mais importante é a intenção por trás do altar e a conexão pessoal que você estabelece com ele. Que seu altar possa ser um espaço de inspiração e manifestação para um ano cheio de realizações e crescimento pessoal.
Saiba mais :
O horóscopo semanal de 30 de setembro a 6 de outubro começa com intensas emoções…
Você já teve alguma ideia negativa sobre si e acreditou tanto nela que acabou duvidando…
Mesmo quem não tem religião já fez simpatias com velas alguma vez na vida para…
O horóscopo semanal de 23 a 29 de setembro promete ser marcado por uma energia…
A primavera é uma fase de transformação da natureza. Quando ela se aproxima, nasce em…
Prepare suas emoções para um evento astrológico de energias altamente poderosas: no dia 17 de…