Com a correria do dia a dia, parece até impossível deixar a casa organizada. Às vezes a melhor opção é migrar tudo para o final de semana, porém, Marie Kondo promete amenizar esse problema com 7 dicas de organização com base em seu livro “A mágica da arrumação: a arte japonesa de colocar ordem na sua casa e na sua vida”.
No livro, a autora quebra todas as formas normativas de realizar uma organização tradicional e ela nomeou essa disciplina de KonMari. Além de explicar alguns segredos e comprovações que essa técnica é concreta, Marie também fala um pouco de como o ambiente da casa e o estado emocional conversam e trabalham juntos.
Às vezes temos a sensação de que, quando uma coisa não está dando certo, o resto do dia parece estar em sincronia, mas não só aparece, como é comprovado que essa energia quando permitida se estende por todos os ambientes que passamos. É a mesma coisa de deixar a cama desarrumada ao acordar, temos a sensação que tudo está uma baderna emocionalmente.
Com base em experiências reais, Marie Kondo deixa 7 conceitos simples para resolver o problema com organização, especialmente em descartar e guardar.
Marie convida você a abraçar os seus objetos e roupas durante a arrumação, deixando que a própria intuição guie na hora de tomar uma decisão, além de se questionar “Isso me traz felicidade?”. A técnica inclui, também, guardar o que foi escolhido transparecendo “alegria” no lugar devido, tendo como intuito te fazer refletir sobre as coisas que te fazem feliz e não o descarte de maneira exagerada para ter um ambiente mais arrumado.
Para começar, devemos ter um foco maior nas coisas e não nos lugares que elas estão guardadas, a ideia é ter uma organização por espaços físicos específicos para cada categoria de coisas e nunca guardar em um lugar que não foi o escolhido. O truque mágico de Marie é pegar os objetos, livros, sapatos e até roupas e guardar em cômodos alternados pela casa, assim você não terá noção da quantidade que você possui. Essa técnica incentiva você a usar sua imaginação e intuição.
A vida é feita de ciclos e não tem nada que comprove mais isso do que a passagem das pessoas em nossa vida. Quem nunca guardou o primeiro correio “elegante” da época da escola ou cartões de antigos relacionamentos e achou cinco ou dez anos depois? Não sabe o que é viver uma eterna nostalgia. Mas temos que desapegar de elementos que não são mais simbólicos no nosso dia a dia, pensar com a razão e não com a emoção, porque quando descartamos esse tipo de sentimento abrimos a porta para viver novas experiências.
É sempre bom e bondoso passar para frente um livro que não está mais sendo utilizado por você. Além de abrir espaço para novos que queira realmente ler, ajuda que outras pessoas também fiquem felizes com a narrativa, já que estamos em uma época que livrarias estão cada vez mais raras e isso leva o aumento exagerado no preço do livro, deixando de ser tão acessível de para todas as classes.
Na era de tanto consumismo, onde prezamos mais por quantidade do que qualidade, parece difícil fazer isso, mas não é impossível. Comece por aquelas roupas que você não usa há mais de três meses e peças que você guardou por puro sentimento e recordação, geralmente usamos essas relíquias para dormir ou ficar em casa, justamente pelo conforto emocional que adquirimos. Mas, de acordo com Kondo, isso é uma cilada, porque elas são o maior movimento do armário, trazendo aquele aspecto de “amarrotado”.
A autora relata que empilhar muitas coisas em um lugar só pode dificultar a utilização no dia a dia, apesar de parecer mais fácil, você vai levar mais tempo arrumando tudo no lugar depois do que achando o que precisa, e isso pode te atrapalhar a desenvolver outras tarefas importantes ou até mesmo fazer com que você chegue atrasado para concluí-las.
Em algum momento da sua vida você ligou para um parente ou amigo e perguntou: “Posso deixar umas coisas aí? Não cabe na minha casa”? Se não consegue levar com você ou deixar com você, essas coisas não são úteis na sua vida, você só possui uma satisfação em tê-las e saber que está ao seu alcance. A regra é básica: se não é útil em até 3 ou 4 meses, não te serve mais.
Saiba mais :
O horóscopo semanal de 30 de setembro a 6 de outubro começa com intensas emoções…
Você já teve alguma ideia negativa sobre si e acreditou tanto nela que acabou duvidando…
Mesmo quem não tem religião já fez simpatias com velas alguma vez na vida para…
O horóscopo semanal de 23 a 29 de setembro promete ser marcado por uma energia…
A primavera é uma fase de transformação da natureza. Quando ela se aproxima, nasce em…
Prepare suas emoções para um evento astrológico de energias altamente poderosas: no dia 17 de…