A cerimônia do cacau quebra o estereótipo de que ele só é útil para fornecer a matéria-prima do chocolate. Para as religiões xamãnicas e até mesmo o próprio espiritismo, os encontros são métodos de cura para o corpo, espírito e mente.
O chá de cacau possui funções muito parecidas com o chá da ayahuasca, auxiliando na identificação do processo de autoconhecimento, eliminando toxinas energéticas que podem estar atrapalhando o desenvolvimento da sua vida e até mesmo ajudando a entender seus objetivos e propósitos de vida.
O termo “cacau” vem da palavra Theobroma cacao, em português “comida dos Deuses”. Nas culturas Asteca, Inca e Maia, acreditava-se que a planta do cacau era medicinal e “milagrosa”.
“Acredita-se, portanto, que o cacau possua qualidades espirituais que facilitam a comunicação com o plano superior de existência.” — WeMystic
Como funciona uma cerimônia do cacau?
As tradições do ritual variam de região para região. É comum que as pessoas se sentem em círculos para consagrá-lo, abram seus corações para mágoas, traumas e desejos e, logo após, finalizem com uma dança. Isso porque, segundo algumas tradições, a dança ajuda o chá a se espalhar pelo corpo a fim de acessar todas as realizações que a cerimônia do cacau promete.
Aqui vão alguns benefícios que esse ritual pode proporcionar.
A Cerimônia do Cacau melhora a saúde mental
Isso acontece porque o cacau contém compostos que aumentam a fluidez de neurotransmissores, como a serotonina e a dopamina.
Equilibra a pressão sanguínea
A bebida de cacau estimula a concentração e o foco, favorecendo a comunicação entre o corpo e a mente do indivíduo. Os polifenóis também são responsáveis por esse equilíbrio sanguíneo.
Melhora a disposição
O cacau libera endorfina e dopamina no corpo, o que auxilia na prática de exercícios físicos. Não é à toa que existe a tradição da dança no final da consagração.
Cerimônia do cacau e a auto conexão
O chá traz a leveza do espírito com o corpo, então acredita-se que, com a consagração do cacau, o indivíduo consiga uma maior conexão com o seu eu superior.
A Cerimônia do Cacau estimula a criatividade
Um dos maiores poderes dos rituais do cacau é auxiliar no desbloqueio de traumas e inseguranças, que muitas vezes impedem o acesso do indivíduo a coisas inimagináveis, até mesmo a criatividade.
É anti-inflamatório e antioxidante
O cacau é ótimo para combater o estresse oxidativo no corpo, reduzindo a aparição de inflamações e, automaticamente, a aparição de doenças crônicas.
Conhece nossa loja online?
Saiba mais :
- Banho de floresta- uma técnica de cura japonesa
- Kintsugi – a arte japonesa da imperfeição
- Feng Shui: como utilizar elementos de metal para atrair prosperidade
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.