Todos nós possuímos um meio ambiente interior, com várias fases do nosso “eu” em forma de pensamento, autoconhecimento e amadurecimento ao longo da vida. E quando não temos esse autocuidado com ele, acaba interferindo de forma negativa na ecologia externa, em como nos comportamos perante as situações e até mesmo diante das outras pessoas. Chegou a hora da ecologia interior!
Para que a vida seja cheia de alegrias, amores, prosperidade e abundância, a ecologia interior e exterior precisa estar alinhada, como uma constelação cheia de operários. No caso, os operários da nossa vida somos unicamente nós mesmos. O primeiro passo para cuidar deste ambiente é conhecer suas origens, histórias e os pilares que fazem você ser quem é hoje.
Outra coisa que deveria ser natural e não questionada: “Você tem separado um tempo para si mesmo?” Não falo apenas de momentos de lazer, como ler um livro ou maratonar aquela série que você adora. Mas ir ao médico no mínimo duas vezes ao mês, para ter certeza de que está tudo bem.
Um reflexo muito bom da ecologia interior é oferecer ao mundo externo o que colhemos e plantamos por dentro. Por exemplo, jogar lixo no chão é uma ação que você praticaria dentro do seu próprio universo. Isso só mostra como trataria a si mesmo. É como aquela frase:
“Nós ensinamos como as pessoas devem nos tratar ou amar.”
Conheça 5 dicas para cuidar da sua ecologia interior
Passear na própria companhia
Quando finalmente aceitamos que a nossa própria companhia é muito importante para desenvolvermos boas relações com outras pessoas, é um caminho sem volta. Porque quando você entende que é uma forma de autoconhecimento para testar seus limites e qualificações, começamos a viver uma vida com mais qualidade, sem esperar aprovações e atitudes de uma segunda pessoa para que tomemos uma iniciativa.
Cuidar da saúde mental
No momento que estamos bem emocionalmente e sentimos segurança nisso, não permitimos que energias negativas nos acessem e manipulem nossos pensamentos, nem abrimos margens para tristeza, ansiedade e até mesmo depressão. Policiar o que se pensa é essencial para que as coisas se materializem de forma fluida e natural ao decorrer do tempo. Coloque sua cabeça como o centro de tudo, e se ela estiver bem, o resto do corpo também estará.
Ecologia interior é praticar meditação
A meditação é uma ferramenta fundamental quando se trata de melhorar o foco da atenção para coisas materiais do dia a dia e autocuidado pessoal. Portanto, quanto mais focada a mente está, menos irá se distrair com problemas, desequilíbrios e frustrações. Ela auxilia o indivíduo a conseguir alinhar-se com suas vivências, mas sem perder a essência da sua ecologia interior.
Filtrar relações
É muito importante que criemos esse senso crítico e cheios de autonomia para entender quando uma pessoa já não cabe mais no nosso círculo de amizade ou amoroso. As pessoas vêm e vão o tempo todo, mas a maturidade para deixá-las ir é para poucos. Por isso, muitas vezes, acabamos aceitando situações tóxicas e constrangedoras ao longo da vida, porque, assim como elas, nossos pensamentos e ideais também mudam, e está tudo bem.
Praticar exercícios físicos
Parece clichê quando falamos da centena de benefícios que o exercício físico traz, mas ele é o maior aliado para combater estresse e ansiedade. Além de melhorar a autoestima, o desenvolvimento do sono e a disposição. Tudo o que precisamos quando o assunto é autocuidado.
Veja também:
- O poder terapêutico dos sons: paz e equilíbrio para a vida e lar.
- 3 ações que as pessoas equilibradas fazem para bloquear energias negativas.
- Como decorar e organizar sua casa de acordo com as técnicas de Feng Shui.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.