Você já pensou quantas horas dorme por noite? Já pensou na importância do sono? Pois bem, ele é importante para que possamos recarregar nossas energias e gastá-las durante o resto do dia. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças recomenda que adolescentes tenham no mínimo dez horas de descanso e adultos sete horas.
Às vezes caímos na ideia que conseguimos dar conta de tudo sem que a saúde do sono esteja regulada, mas é um erro! Já que, até as máquinas precisam se recompor para ter um bom desempenho. No entanto, algumas pessoas têm dificuldade de desligar o corpo físico e a mente durante a noite, desenvolvendo pesadelos, ansiedade e medos.
Essa é uma situação comum e pode afetar diversas áreas da sua vida, como saúde, produtividade e até a memória, existe grande possibilidade desse fator estar atrelado a energias negativas que você absorve durante o dia ou até mesmo durante o próprio sono através de viagens astrais.
A importância do sono para o corpo e o espírito
De acordo com Allan Kardec, sempre que dormimos a nossa consciência desprende do corpo e vai até o mundo espiritual, onde acontecem encontros, tanto com entes queridos, como trabalhos, aprendizados e amparo a almas que precisam de acolhimento. Por isso ocorre a paralisia do sono, causada quando o pouco de consciência que resta no corpo desperta antes que o restante volte a matéria.
Por outro lado, dormir menos de seis ou sete horas por noite é prejudicial ao sistema imunológico, duplicando o risco de doenças graves como o câncer e Alzheimer, além de vários outros transtornos psicológicos como a depressão e a ansiedade. O sono é extremamente importante para regular os hormônios e processar os pensamentos adquiridos quando está acordado.
Você já ouviu falar em “higiene do sono”?
Apesar de não ser um termo muito conhecido, a “higiene do sono” parte desse objetivo de mudar hábitos e atividades que possam prejudicar a intuição e a qualidade do sono. Pode ser utilizada na rotina de crianças, adolescentes e adultos com diferentes adaptações, considerando as necessidades de cada pessoa.
Conheça alguns hábitos para manter a higiene do sono em dia
- Dormir no mínimo de 7 a 8 horas por noite;
- Evitar cafeína ou chás energéticos antes de dormir;
- Evitar álcool e nicotinas;
- Comer no máximo 4 horas antes de deitar;
- Priorizar ambientes aconchegantes;
- Tomar banhos de ervas medicinais para auxiliar o relaxamento do corpo;
- Fazer orações ou meditações;
- Procurar saber mais sobre o seu lado espiritual.
Saiba mais :
- Plantas para ter no quarto para dormir melhor
- Simpatias para a ansiedade, para depressão e para dormir melhor
- Aromaterapia para bebês – como melhorar o sono através dos aromas
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.