Mercúrio fica retrógrado cerca de 3 vezes no ano, gerando certos desafios e desconfortos, até mesmo para quem não percebe a movimentação dos astros. Por outro lado, ao descobrir como isso pode te afetar, fica mais fácil se preparar para o período de retrogradação.
Nessa fase, não é recomendado fazer grandes empreendimentos, ainda assim é um ótimo momento para refletir e desapegar de velhos conceitos. Mais especificamente, Mercúrio fica retrógrado no dia 10 de setembro, passando pelos signos de Libra e Virgem, e retorna ao seu curso normal no dia 01 de Outubro.
O que acontece quando Mercúrio está retrógrado?
Mercúrio é o planeta responsável por novas ideias, negociações, pensamentos e tudo que está ligado à comunicação. Por isso, quando mercúrio fica retrógrado, você pode sentir que seus pensamentos estão mais ativos e até mesmo confusos, como também perceber que precisa definir novas rotas para sua vida.
Caso você passe por isso, lembre-se que durante esse período não é recomendado tomar decisões importantes. Portanto, utilize esse tempo para refletir e comece a agir apenas quando o mercúrio voltar da retrogradação. Até porque em seu movimento normal, ele atua por meio da energia yang, favorecendo uma postura ativa.
Como Mercúrio retrógrado afeta sua vida?
Na mitologia Grega, Mercúrio era responsável por fazer a comunicação entre os deuses. Nessa lógica, durante o período que o Mercúrio fica retrógrado, você tende a sentir que a comunicação não flui. Isso vale para todo tipo de relacionamento e ambiente, seja em casa, no trabalho ou em um encontro com amigos.
Além do mais, os meios de comunicação, como internet e televisão, podem passar por diversos problemas, até mesmo ter uma pane no sistema. Em casa não é diferente, podem haver curtos inesperados, entre outros imprevistos. Por isso, todo cuidado é pouco para evitar grandes dores de cabeça.
Como Mercúrio retrógrado interfere no trabalho?
No trabalho, você pode ter dificuldades com os diversos equipamentos eletrônicos. Em meio aos imprevistos, muitas pessoas podem ficar estressadas e não saber como agir. Porém, nesses casos, a melhor coisa a se fazer é pensar em uma solução viável.
Além disso, você pode esquecer compromissos importantes ou cometer um erro por falta de atenção. Ninguém está imune a esse tipo de episódio, mas é fato que durante a fase de retrogradação eles são mais frequentes.
A dica é anotar todos seus compromissos e sempre revisar as tarefas que executou, para não deixar nada passar batido. Além do mais, tome cuidado com a emissão de documentos, pois tende a ser algo burocrático, que exige muita atenção.
Mercúrio retrógrado e os relacionamentos
Novas parcerias podem ser prejudicadas durante a fase de mercúrio retrógrado, como também a comunicação no ambiente de trabalho. Para evitar desentendimentos, procure ser uma pessoa empática, sempre tentando entender o lado do outro.
Mesmo que você evite conflitos, ainda pode enfrentar desafios, afinal todos sofrem efeito de Mercúrio retrógrado, e algumas pessoas podem agir por impulso. Nos relacionamentos afetivos, é muito comum a volta de amores do passado, isso porque a energia está favorável para resolver antigas pendências.
Dicas para lidar com Mercúrio retrógrado
O principal conselho para a fase de Mercúrio retrógrado é prestar atenção na comunicação e nas finanças. Cuidado para não comprar por impulso, pois você pode ter problemas mais tarde. Portanto, se precisar adquirir algo caro, reflita com calma e, se possível, espere acabar o período de retrogradação.
Siga a mesma lógica para negociações e empreendimentos, evite fazer novas parcerias e sociedades, pois o que parece ser uma grande oportunidade pode ser algo desgastante. Claro, você não deve parar sua vida por conta de Mercúrio retrógrado, mas fique atento às suas atitudes e não aja de forma precipitada.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.