Você já conhecia a relação entre as fases da Lua e a menstruação? Pois bem, a verdade é que a Lua sempre exerceu um certo fascínio nas pessoas, tanto sob o ponto de vista científico quanto nas nossas crenças ao longo da história. O nosso satélite tem um papel expressivo na nossa existência.
No Período Paleolítico, por exemplo, a Lua Cheia, por sua maior luminosidade, já foi guia para caça noturna. Suas fases também influenciam as marés, de alguma forma, quando ela está alinhada com a Terra e o Sol. E graças a isso, o ciclo lunar passou a ser referência para intervalos de tempo e de épocas de festas e rituais.
Do ponto de vista astrológico, a Lua representa nossas emoções, intuição e relação com o inconsciente. Regente do signo de Câncer, simboliza o lar, a maternidade e a nutrição.
Para a espiritualidade, ela está relacionada aos ciclos de vida e à conexão com o plano superior, sendo vista como um portal que nos liga aos mistérios mais íntimos de nossa existência.
A Lua também tem uma forte ligação com o sagrado feminino. Desde as épocas ancestrais, é venerada como uma deusa, simbolizando a fertilidade, a feminilidade e os ciclos naturais. E isso tem muito a ver com a menstruação, tema de nosso artigo.
Por ter uma influência, ainda que pequena, nas marés, a crença é que a Lua também mexa com nossas águas internas – lágrimas, suor, sistema linfático e fluidos como o sangue. Dessa forma, é inegável que haja uma forte relação entre fases da Lua e menstruação.
Cada fase lunar – Nova, Crescente, Cheia e Minguante – pode influenciar nosso corpo e emoções durante o ciclo menstrual (e isso também envolve o período pré-menstrual). Isso porque cada fase traz uma energia diferente:
A duração do ciclo menstrual varia de mulher para mulher, mas fica em torno de 28 dias (não é uma regra também). E esse período coincide com o tempo de duração do ciclo lunar (uma média de 29,5 dias). E, assim como a Lua, tem quatro fases:
Como pudemos ver, as fases lunares e menstruais têm uma relação bastante estreita e não só simbólica, como também prática. É um verdadeiro show de sincronia entre os ritmos naturais do corpo e do Cosmos.
Veja como cada fase pode mexer com as energias femininas durante o ciclo menstrual.
Fase de desapegar do velho e abrir espaço para o novo – não só nas questões materiais como também nas emocionais. É hora de aguçar a mente e estimular a autoconexão. Ideal para autocuidado e práticas de meditação
Energias em ascensão, junto com a expansão da Lua no céu. É tempo de investir na criatividade e na motivação, e partir para novos projetos. Momento certo para estabelecer metas.
Fertilidade no auge, sensação de poder e plenitude e criatividade em alta. Momento de manifestar a sensualidade, expressar-se socialmente e colocar projetos em prática.
Momento de colocar a “casa” em ordem, concluir tarefas, fazer um balanço geral da vida e das emoções. Pode ser hora de descansar e buscar a introspecção, para recuperar as energias, revisar aprendizados e então se preparar para mais um ciclo.
A Lua é o reflexo das energias femininas, e essa sintonia fina com o ciclo menstrual é uma celebração da poderosa conexão do nosso corpo com a natureza e o Todo. Honrar essa conexão poderosa entre fases da Lua e menstruação é celebrar a magia do próprio corpo, é se conectar com sua espiritualidade, essência e identidade feminina. A Lua é um símbolo de transformação, consciência e sabedoria ancestral. Ela é sua companheira íntima na jornada cíclica da vida!
Saiba mais :
O horóscopo semanal de 30 de setembro a 6 de outubro começa com intensas emoções…
Você já teve alguma ideia negativa sobre si e acreditou tanto nela que acabou duvidando…
Mesmo quem não tem religião já fez simpatias com velas alguma vez na vida para…
O horóscopo semanal de 23 a 29 de setembro promete ser marcado por uma energia…
A primavera é uma fase de transformação da natureza. Quando ela se aproxima, nasce em…
Prepare suas emoções para um evento astrológico de energias altamente poderosas: no dia 17 de…