A intuição é aquela voz que surge no fundo da consciência, em forma de resposta, que vai muito além da mente, mas é tão certeira que se torna óbvia antes mesmo de acontecer uma situação ou criar um contato confiável com alguém.
O escritor americano especializado em psicologia, Daniel Kahneman, enfatizou a popularização humana através da intuição e da razão. De acordo com ele, a intuição aparece de maneira rápida, inconsciente e emocional. Já a reflexão aparece lentamente, analítica e dificultosa.
Essa técnica foi aplicada no mundo empreendedor e modificou a maneira que os cargos dominantes analisam na hora de tomar uma iniciativa que pode mudar o mundo dos negócios. Porém, a mesma modalidade pode ser aplicada no dia a dia, porque a mente reproduz acontecimentos reais com base em suas crenças e ideais e, às vezes, isso pode ser confundido com intuição.
No espiritismo, a intuição é vinculada com o “sexto sentido“. Durante as últimas décadas, psicólogos e neurocientistas fizeram alguns progressos em desvendar os mistérios da intuição presente em nossa existência.
Um desses resultados leva à conclusão de que a nossa intuição nos encaminha para o caminho correto e, quando somos “enganados” por ela, isso nos ajuda a repensar nossas decisões, fazendo com que alcancemos o resultado final repensando a trajetória e como chegamos a este momento da vida.
Quando a intuição vale mais que a razão?
A intuição pode ter mais valor que a razão em certas situações extremas ou na detecção de mentiras, por exemplo. Isso se dá devido a sua natureza subconsciente e capacidade de processar informações de forma rápida e inconsciente. Aqui estão algumas situações em que a intuição pode ser especialmente útil:
- Situações de perigo iminente: Em momentos de emergência, pode não haver tempo suficiente para analisar racionalmente todas as informações disponíveis. A intuição, que é uma resposta rápida baseada em experiências passadas, pode nos ajudar a tomar decisões rápidas e instintivas que podem ser vitais para a sobrevivência.
- Detecção de perigo oculto: Em algumas situações, pode haver sinais sutis de perigo ou desonestidade que não são óbvios de forma racional. A intuição pode nos ajudar a perceber esses sinais subconscientes, como a linguagem corpora, que pode indicar que alguém está mentindo ou agindo de forma suspeita.
- Situações com informações limitadas: Quando temos informações limitadas disponíveis, a intuição pode ser uma ferramenta útil para preencher as lacunas e tomar decisões informadas com base em padrões e experiências anteriores.
- Criatividade e resolução de problemas: Em questões complexas ou ambíguas, a intuição pode desempenhar um papel importante ao permitir que nossa mente faça conexões subconscientes e descubra soluções criativas que a razão sozinha pode não ser capaz de alcançar.
5 práticas para aguçar sua intuição e enxergar além do óbvio
Tendo em vista que as pesquisas feitas mais recentemente, a qualidade da intuição depende da inteligência emocional (IE), e quando cuidamos da saúde emocional, estamos abertos a receber decisões intuitivas mais aguçadas. E aqui, listamos algumas dicas para você começar a exercitar a sua!
Meditação Mindfulness
O Mindfulness é uma meditação pensada para a mentalização em trazer atenção plena para o presente, sem permitir julgamentos ou frustrações com o passado e o futuro. É visto também como um sistema de alerta para a capacidade de estar consciente em relação às vivências internas e externas.
Analisar o próprio corpo
O corpo é a matéria que mais recebe sinais instintivos de alerta, principalmente quando estamos diante de uma situação importante. É muito comum sentirmos um frio na barriga, aperto no peito, agitação ou uma certa leveza pairar. Fique atento a isso.
Contato com a natureza
A natureza tem o poder de acessar e tranquilizar todos os pontos do nosso cérebro, abrindo espaços para que a intuição chegue até nós de forma lúcida.
Questione a sua intuição
Alimente o hábito de escrever em um papel a lápis as perguntas que estão tirando o seu sono no momento. Faça isso diariamente até que as respostas cheguem de forma natural.
Atenção aos seus sonhos
O sonho também é uma forma de comunicação da sua intuição; algumas vezes, as respostas aparecem quando você menos espera. O ideal é anotar todos os detalhes vividos enquanto sonhava, porque cada característica possui um presságio diferente e faz total diferença na hora de estudar o sonho.
Saiba mais :
- Confira o seu Horóscopo diário aqui!
- Karma: Uma viagem impressionante
- A astrologia e os gêmeos univitelinos – são idênticos mesmo?
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.