Você sabia que medir o nível da sua fome em uma escala de 1 a 10 faz toda a diferença durante a alimentação? Pois bem, de acordo com a nutricionista Cristina Mary Tanaka, a técnica mindful eating, em português “se alimentar com uma atenção plena” é uma vertente do método Mindfulness, fundamental para diminuição do estresse emocional. Assim, modifica-se a forma como nos comportamos quando realizamos uma refeição.
Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, se alimentar bem não se resume apenas em seguir uma dieta restritiva, eliminando carboidrato e açúcar de uma vez, ou começar de forma inusitada um emagrecimento por conta própria que promete te trazer resultados milagrosos. A nutricionista Tanaka conta que essa crença passa de geração em geração através de uma busca pelo peso ideal.
O que é perfeição para você?
Durante décadas a cultura do corpo “perfeito” tem estampado capas de revistas, comerciais e propagandas como se o perfeito fosse baseado em corpos totalmente distantes de uma realidade fora dos meios de comunicação. A cultura do body positive surgiu para anular esse sistema, porque não existe uma forma correta de comer, existe a sua forma de respeitar os seus limites e emoções. Quando nutrimos o amor próprio e a compaixão, tudo que nos exclui nos torna únicos em um movimento padronizado.
Por conta da pressão da sociedade com a magreza, chega a ser impossível não se deparar com casos de ansiedade e depressão por conta do próprio corpo, que está atrelado a compulsão alimentar, fazendo com que a pessoa sinta satisfação e a sensação de preenchimento através da alimentação. Assim, deixa-se de ser algo necessário e passa a ser um refúgio ou uma válvula de escape para os problemas.
No entanto, tem quem sinta esse efeito reverso, anulando totalmente a fome e a vontade de comer por conta do emocional.
Por isso, Mary acredita que o método Mindful eating é o primeiro passo para entender e compreender o que estamos colocando dentro do nosso organismo já que estamos cada vez mais imersos nas tarefas do dia a dia e parece impossível degustar de forma analítica uma refeição! Mas antes de qualquer indicação você precisa entender melhor essa relação com a comida.
Mindful eating, o que é?
A técnica de mindful eating é uma ferramenta que tem como intuito promover uma alimentação consciente que faz com que as pessoas tenham atenção nas escolhas alimentares, sensações de fome, sinais físicos e saciedade, diminuindo os transtornos como anorexia e bulimia.
Quando pensamos em termos práticos, uma maneira de implantar mindful eating na rotina é quebrar o hábito de olhar o celular ou assistir televisão durante as refeições. Além disso, é importante respirar fundo e analisar todos os componentes do prato; sentar-se à mesa de maneira confortável; sentir o ambiente em volta, fechar os olhos e degustar a textura da comida enquanto mastiga e, por último, mas não menos importante: agradecer pelo alimento.
Caminho totalmente oposto das “beliscadinhas” ao decorrer do dia, que por consequência cria intervalos extensos entre uma refeição e outra, fazendo com que sua fome não seja sociável e aumente o risco de doenças metabólicas. Além de ser um dos fatores que contribui com o surgimento de anorexia nervosa.
Alguns dos benefícios físicos e emocionais
- Auxilia no desenvolvimento da memória;
- Reduz estresse;
- Ameniza a insônia;
- Controla ansiedade;
- Promove concentração;
- Estimula a criatividade;
- Diminui as dores crônicas.
Saiba mais :
- Alimentos que atraem prosperidade
- Ayurveda para hipertensão: 13 alimentos para baixar a pressão arterial
- Magia com alimentos: a bruxaria na cozinha
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.