Em algum momento da sua vida, você já sonhou que estava caindo e acordou assustado durante a noite? Bom, existem muitos significados e explicação para isso. Hoje você vai aprender a lidar e controlar esse tipo de sono, os sonhos lúcidos.
Mas, primeiro, precisamos entender o que são sonhos lúcidos. Essa prática permite que você tenha a sensação de estar acordado durante o sonho e consiga controlar o subconsciente de forma natural, como se estivesse realmente vivendo aquele estágio do sono, facilitando lembrar dos acontecimentos.
Para neurociência, o sonho é uma experiência que reúne todos os acontecimentos do seu dia, como um armazenamento de coisas que o marcaram, além de manter a saúde do organismo e do cérebro. Já para algumas crenças, é uma expansão espiritual e da consciência por meio de premonições e mensagens divinas.
A sensação de estar em queda de algum lugar, seja de um abismo, buracos ou montanhas, e despertar de repente durante a queda, está ligado ao trânsito da consciência para o inconsciente que aconteceu de maneira rápida demais e precisa ser retomado. Alguns espirituais acreditam que enquanto dormimos realizamos um desdobramento astral, por isso temos a impressão que já “vivemos aquele momento” através de Déjà vu, por isso esse impacto de “queda livre” durante o sono.
Tomar suas próprias decisões enquanto dorme ou escolher quem quer ou não sonhar. Os onironautas, como são chamados esses viajantes do sonho, se aperfeiçoam em técnicas simples divididas em três pilares: intenção, reflexão e autossugestão.
O primeiro passo é basicamente a manifestação da intenção de ter um sonho lúcido, deixando isso específico para o consciente; à reflexão parte de um autoquestionamento sobre a realidade pertencente e encontrar referências no mundo real para o subconsciente separar ambos e utilizar como “bússola” para acordar. Para completar a sugestão, na qual parte quando o indivíduo já adquiriu confiança e afirma que pode, sim, viver essa prática.
Mas não se engane se acha que para por aqui. Os onironautas costumam treinar dia após dia com práticas simples que podem fazer toda a diferença durante as suas viagens para a terra dos sonhos.
É muito comum esquecer o sonho em menos de dez minutos após acordar. Levando isso em consideração, deixe um caderno ou uma agenda ao lado da sua cama para anotar cada detalhe do sonho, por mais que você queira voltar a dormir depois. Isso vai auxiliar que você lembre dos sonhos com maior facilidade sem precisar anotar com maior frequência.
Pratique com maior frequência para estar cada vez mais imerso no sonho lúcido, com intuito de fazer o seu subconsciente saber separar o que real do irreal. Para isso, escolha pontos de referências para identificar quando estiver sonhando. “Durante os sonhos lúcidos é comum que as coisas se pareçam um tanto estranhas e que o sonhador não se lembre de eventos passados com clareza”.
Quando estiver acordado, faça alguns testes de realidade, por exemplo, olhando para as suas mãos e contanto quantos dedos têm nelas. Durante o sono, tente repetir esse teste e perceba que, provavelmente, haverá algo de diferente.
Coloque o despertador para 6 horas após ter se deitado para dormir. Quando tocar, tente se recordar do sonho e depois volte a dormir, se quiser. Caso tenha a percepção que está acordado enquanto está sonhando novamente, não faça muitos movimentos, porque isso pode acabar te atrapalhando e te despertando definitivamente.
Veja também:
O horóscopo semanal de 30 de setembro a 6 de outubro começa com intensas emoções…
Você já teve alguma ideia negativa sobre si e acreditou tanto nela que acabou duvidando…
Mesmo quem não tem religião já fez simpatias com velas alguma vez na vida para…
O horóscopo semanal de 23 a 29 de setembro promete ser marcado por uma energia…
A primavera é uma fase de transformação da natureza. Quando ela se aproxima, nasce em…
Prepare suas emoções para um evento astrológico de energias altamente poderosas: no dia 17 de…
Ver comentários
Engraçado, eu faço isso há mto tempo e nunca conheci ninguém q fazia assim. E agora eu me deparando com essa reportagem sobre o controle do sonho...