Para além do Ayurveda, sabemos que acordar cedo faz bem para a saúde, isso porque ajuda a ter mais produtividade e, assim, conseguir estabelecer uma rotina saudável. A curto prazo é possível começar a notar os benefícios da prática, além de promover grandes transformações a longo prazo.
Dessa forma, você passa a organizar seus afazeres de forma coerente, respeitando seus ciclos naturais e conseguindo realizar suas responsabilidades com calma e maestria. Tudo isso faz grande diferença para o seu corpo, mente e espírito. Afinal, você passa a viver de forma mais fluida.
Para conseguir obter os benefícios de acordar cedo, não basta programar o despertador, também é preciso organizar sua rotina, de preferência um dia antes. Como também, insistir em hábitos saudáveis, como exercícios regulares e alimentação adequada.
Porém, não tente mudar sua rotina radicalmente, pois isso tende a não funcionar. O conselho é adicionar pequenas mudanças aos poucos e torná-las um hábito constante. Pensando nisso, você pode dar o primeiro passo ajustando sua alimentação e mantendo práticas matinais de autocuidado.
Confira a seguir 8 coisas para fazer ainda antes do café da manhã, segundo o Ayurveda!
1. Levante bem cedo
Para conseguir começar bem o dia, o ideal é acordar cedo e aproveitar melhor o tempo. Então, a dica é acordar ainda antes do nascer do sol, principalmente se o seu dosha for Kapha. Esse dosha é característico por ter estrutura física robusta, inclusive podem ter obesidade.
De toda forma, são pessoas que se saem bem em rotinas intensas, mas respeitando seu tempo de descanso. Dessa forma, para que consigam se manter mais ativos ao longo do dia, precisam madrugar, acordando 4h30. No início, pode ser difícil adequar a rotina, porém com o tempo percebem ser o ideal.
Além do mais, acordar antes das 5h não é regra. Lembre-se que tudo depende da sua rotina individual e das tarefas que precisa cumprir atualmente. Portanto, o mais importante é encontrar um horário ideal de acordo com o seu corpo e atividades do cotidiano.
2. Beba água
Antes de tomar café ou chá, que podem estressar as glândulas suprarrenais e até causar constipações, prefira beber um copo de água em temperatura ambiente. Portanto, o conselho é manter um jejum enquanto realiza seus hábitos de autocuidado e exercício físico.
Outro cuidado que se deve ter é em relação ao excesso de cafeína pela manhã. Afinal, além de causar vícios pode gerar desconfortos, como ansiedade e estresse.
3. Vá ao banheiro
Não é um hábito tão comum, mas evacuar pela manhã ajuda a fazer com que o intestino funcione melhor ao longo do dia. Por isso, vale a pena criar esse hábito e, para isso, basta começar a ir ao banheiro cedo. Ou seja, sente-se e tente evacuar, isso fará com que seu corpo se acostume e crie um hábito. Mas não force!
4. Raspe sua língua
Segundo o Ayurveda, raspar a língua é uma prática que auxilia na remoção de bactérias e digestão. Então, todos os dias pela manhã, comece raspando a língua de trás para frente, isso ajuda a manter a saúde bucal em dia, como também reverbera em todo corpo físico.
5. Escove os dentes
Caso você tenha o costume de escovar os dentes apenas após o café da manhã, vale a pena mudar esse hábito. Você sempre escovou os dentes pela manhã antes de ir a um compromisso, certo? Por isso, fica mais fácil o cérebro entender que você está começando suas atividades.
Além disso, você mantém a saúde bucal, evitando mau hálito, bactérias e demais desconfortos e doenças. Vale ressaltar que a melhor opção é uma escova macia; já em relação ao creme dental, prefira os mais adstringentes e amargos.
6. Faça bochecho
O bochecho é natural para muitas pessoas, porém, segundo o Ayurveda, a dica é fazê-lo com óleo de gergelim, de preferência em temperatura morna. Isso porque o óleo ajuda no fortalecimento dos dentes e gengivas, além de melhorar a voz.
7. Exercite seu corpo
Praticar exercícios pela manhã ajuda a trazer mais bem-estar e vitalidade para o dia a dia. Por isso, acorde bem cedo e faça exercícios leves ainda em jejum. A dica é praticar yoga ou alongamentos, apenas para colocar o corpo em movimento.
Caso faça exercícios mais pesados, como corrida ou ir à academia, então, não é aconselhado manter o jejum.
8.Pratique meditações diárias
A meditação é um exercício milenar, que ajuda a acalmar a mente, através da observação dos pensamentos. Essa prática ajuda a desvincular um pouco do campo racional e se manter presente no agora. Entretanto, quem está começando pode encontrar dificuldades para se concentrar, mas o conselho é iniciar aos poucos e insistir na prática.
Portanto, se for o seu caso, faça meditações com duração de 10 ou 15 minutos.
A partir do momento em que esses passos mais simples forem se tornando um hábito na sua rotina, você pode pensar em adicionar novas atividades, como automassagens e um bom banho revitalizante. Para saber mais sobre essa rotina matinal do Ayurveda, confira também o artigo completo sobre o assunto no portal WeMystic.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.