Você tem medo de ficar offline e perder algo "importante"? Explicamos o que é FoMO - Wemystic
Wemystic

Você tem medo de ficar offline e perder algo “importante”? Explicamos o que é FoMO

FoMO é o medo de ficar de fora e perder as novidades do mundo tecnológico. Veja como identificar e tratar o problema!

Você tem medo de ficar offline e perder algo "importante"? Explicamos o que é FoMO

Em um mundo cada vez mais acelerado, é comum ver pessoas ansiosas, estressadas e insatisfeitas com suas vidas. As publicações nas redes sociais são apenas um recorte da rotina, então fica fácil mostrar só a parte boa, porém isso tem gerado inúmeros problemas emocionais, tanto para quem cria como para quem consome conteúdo.

Algumas pessoas estão reféns de postar, enquanto outras precisam estar online, para sentir que estão por dentro de tudo o que acontece. Essa necessidade de estar antenado, além de gerar ansiedade, revela fuga da realidade e até mesmo das emoções.

A seguir, entenda melhor o que é FoMO, como lidar com esse transtorno e diminuir o uso das redes sociais! 

O que é FoMO?

FoMO é a sigla para “fear of missing out”, que significa algo como “medo de estar perdendo”. Pode ser a sensação de não saber como andam as notícias, como, por exemplo, a saúde, o governo, mas também se encaixa em outras situações. De modo geral, é o medo de que outras pessoas aproveitem as experiências que você não tem.

O termo foi criado pelo estrategista de Marketing Dan Hermann, e foi definido posteriormente pelos pesquisadores Andrew Przybylski e Patrick McGinnis como o receio de ficar de fora. É um problema que afeta a vida social e profissional, e atinge principalmente jovens adultos de 18 a 34 anos.

Entre as diversas redes sociais, que podem prejudicar o bem-estar de um indivíduo, o Instagram é considerado pela pesquisa “Status of Mind” o pior aplicativo em questão de saúde mental. Sendo que seu uso excessivo é capaz de gerar ansiedade, baixa autoestima e falta de concentração. 

Sintomas

Quem sofre com o vício em celular e com a FoMO, deve ficar atento aos sintomas:

  • Estar o tempo todo no celular, até mesmo quando sai de casa;
  • Distrações frequentes em reuniões, aulas ou conversando com pessoas próximas;
  • Aceitar vários convites para festas e eventos;
  • Esperar constantemente por notificações;
  • Estresse, ansiedade e sentimento de solidão;
  • Em casos mais graves, desencadeia desânimo e tristeza excessiva.

Se você apresenta esses sintomas ou conhece alguém com esse quadro, não hesite em procurar um profissional qualificado.

A meditação pode ajudar as pessoas que têm FoMO 

A meditação é uma forma simples e muito eficaz de voltar para o momento presente. Inclusive, ela pode ser feita em qualquer lugar, mesmo que seja rápida. Ao longo do dia as emoções variam, além disso, é comum ter momentos mais estressantes que outros, ou então situações desafiadoras, que provocam ansiedade.

Nesses momentos, voltar a atenção para a respiração pode resolver boa parte dos problemas. Para quem sofre com a FoMO, a meditação pode aliviar a ansiedade e o estresse, além de trazer consciência e autopercepção, para trocar o vício do celular por atividades que realmente proporcionam crescimento e bem-estar.

Como lidar com o vício nas redes sociais?

O primeiro passo é lembrar que os posts em redes sociais nem sempre são sinceros. Quando alguém publica seus momentos felizes, mesmo que sejam reais, é só uma parcela da sua vida, afinal, todos têm altos e baixos. 

Para não ser afetado pelas mazelas das redes, o ideal é colocar um limite para o uso do celular. A boa notícia é que muitos aplicativos, como é o caso do gigante Instagram, já vem com essa função.

Outra dica é buscar fazer atividades que realmente fazem a diferença no dia a dia, como, por exemplo, sair para caminhar no parque ou ler um livro. Lembre-se que a internet não é boa ou má, mas, sim, uma ferramenta, que varia com o uso que cada um faz dela. Por isso, é muito importante ter consciência e administrar corretamente seu tempo.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Espiritualidade
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments