Rituais de Ano Novo: confira opções diferentes para começar 2022 - Wemystic
Wemystic

Rituais de Ano Novo: confira opções diferentes para começar 2022

Algumas práticas tradicionais do ano novo têm sido substituídas por rituais “novos”. Se você também está cansado de sempre fazer as mesmas coisas, confira aqui algumas sugestões e dicas para o dia da passagem de ano!

Rituais de Ano Novo 2022

Algumas práticas tradicionais têm sido substituídas por rituais “novos”. Isso acontece devido à vontade de passar a virada do ano de maneira diferente do senso comum, e os adeptos procuram em outras religiões e outras culturas os substitutos que mais se identificam. Se você também sente que a velha história de pular sete ondinhas e se vestir completamente de branco já estão um pouco ultrapassadas, confira abaixo algumas sugestões e dicas de rituais de Ano Novo para começar 2022 com o pé direito!

Banquetes de Ano Novo

A tradição mais comum, e também mais necessária, é o cardápio do dia. Todas as regiões do mundo têm suas próprias receitas típicas, e para aposentar a famosa sopa de lentilha para ter sorte em 2022, aposte em algumas dessas ideias!

Vasilopita (Grécia)

Na Grécia, além da lentilha, o pãozinho amanteigado, preparado com uma moeda dentro, faz muito sucesso. Ele é servido dos mais velhos para os mais novos, e acredita-se que quem tirar a fatia do pão com a moeda, vai atrair sorte no próximo ano.

Toshikoshi Soba (Japão)

O toshikoshi soba é um macarrão típico do ano novo japonês. Ele é servido na noite do dia 31 para atrair uma vida longeva e próspera.

Jiǎozi e tangyuan (China)

O Festival das Lanternas chinês é o nome conferido à festa da passagem no gigante asiático. Além da linda festa, os chineses costumam comer um bolinho de massa fina recheado de legumes ou carne chamado jiǎozi, e em seguida, o tangyuan, bolinho de arroz coberto de calda doce ou salgada. Não deixe de conferir também as previsões do Ano Novo Chinês para 2022.

Tto-Kuk e Bindaettok (Coreia)

Os coreanos celebram a data com uma sopa de bolinhos de arroz chamada ttok-kuk, que deve ser o primeiro alimento do ano! Além da sopa, a panqueca de feijão verde, bindaettok, que costuma acompanhar arroz, macarrão, carne e vegetais, pode ser servida ao longo da data.

Tourtière (Canadá)

No Canadá, no último dia do ano, é servida uma tortinha cujo recheio até pode variar, mas costuma ser de carne de porco ou de peixe.

Banhos de ervas especiais

Voltando ao Brasil, uma tradição umbandista que vem ganhando força é a preparação de banhos de ervas. Embora seja parte do culto e seja preparado, principalmente, durante o ano e prescrito durante as sessões, os banhos mais simples ainda podem ser encontrados em lojas esotéricas. A combinação pronta costuma abranger algumas poucas ervas e ter funcionalidade mais geral. Para receitas específicas para suas necessidades, o melhor a ser feito é procurar um centro e comparecer às consultas. Entretanto, há alguns significados gerais que podem ser lidos como diretrizes para iniciantes:

Sal grosso: Acredita-se que o sal grosso é o elemento principal para rituais de descarrego; ele realiza uma limpeza energética profunda, repelindo o mau olhado e a inveja. Para isso, ferva a água e acrescente sal grosso (sozinho ou combinado com alguma erva). Deixe a mistura descansando até a água atingir sua temperatura de preferência, confortável ao toque. O banho deve ser despejado sempre do pescoço para baixo. 

Espada de São Jorge: excelente aliada da proteção. A mistura deve ser preparada após a fervura de água, despejando as folhas dentro do recipiente e deixando que o banho esfrie até atingir a temperatura ideal. Também é recomendado que seja despejado do pescoço para baixo.

Anis Estrelado: é uma ótima aposta para o ano novo por atrair riqueza e prosperidade, além de melhorar a autoestima. Assim como os itens anteriores, é recomendado que seja despejado do pescoço para baixo e que o anis seja adicionado após a fervura da água. 

Folhas de Louro: ouro? Muito ouro? Então vá de banho com folhas de louro. Ferva um litro d’água e acrescente de 3 a 5 folhas ao conteúdo. Espere amornar e, após seu banho, despeje o conteúdo do pescoço para baixo. Mentalize a prosperidade entrando na sua vida!

Alecrim: para limpeza energética e abertura de caminhos, nada melhor que um banho de alecrim. Neste fim de ano, renove as energias fervendo um litro d’água e acrescentando de 3 a 5 raminhos de alecrim. Tome um banho e despeje o conteúdo do pescoço para baixo, sempre com pensamentos positivos.

Arruda: o ano foi pesado e você quer remover toda essa urucubaca? Então aposte em um banho de sal grosso com arruda. Ferva a água do banho, acrescente os ingredientes e aguarde amornar. Tome seu banho de higiene e despeje o conteúdo sempre do pescoço para baixo, mentalizando que as más energias também escoam pelo ralo.

Simpatias da Virada

Algumas simpatias de Ano Novo são muito difundidas pelo nosso país. Entretanto, separamos aqui algumas delas:

Dinheiro no sapato: ideal para atrair riqueza. Os povos do oriente acreditam que deve ser deixado um valor simbólico dentro do sapato a ser utilizado na passagem de ano. 

Mergulho: ao invés de pular sete ondinhas, mergulhe! Há quem diga que o ato de se submergir na água simboliza purificação e abertura de caminhos.

Quartzo rosa e sal grosso: para encontrar o amor em 2022, aposte na confecção de um amuleto da sorte com quartzo rosa. Deixe a pedra submersa em sal grosso e água por algumas horas e, antes da virada, lave-a em água corrente e deixe-a descansando sob o Sol do fim da tarde por cerca de 1h. Na noite da passagem, carregue-a consigo. Durante o ano, mantenha-a em seu quarto, em cima da escrivaninha ou do criado-mudo.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments