Astrologia

Signos opostos e complementares: como eles podem te ajudar?

A astrologia se utiliza muito de pequenos conceitos geométricos para interpretar o mundo. O “escravo e mestre astral” é um desses conceitos, outro bastante difundido é o conceito do signo oposto, também chamado de signo complementar. No círculo zodiacal, um signo complementar em relação a outro nada mais é do que o signo posicionado no grau oposto ao signo de referência. Nesta relação, dois signos estabelecem uma composição harmônica, ou seja, apesar da contradição, a união entre as características de um e de outro tornam os aprendizados da vida mais completos. É como se um fosse professor do outro, e estar em oposição justamente os coloca frente a frente, como mestre e pupilo.

Signos opostos e complementares

Além do aprendizado em conjunto, uma outra característica interessante dessa posição é a de admiração. Muitos dos traços de personalidade são desejados, geralmente, pelos signos opostos, e vistos como um modelos a serem seguidos. Por outro lado, o pêndulo entre admiração e repugnância é bastante instável nesse tipo de relação. Portanto, serve como um convite à reflexão interior acerca de nossos hábitos, uma vez que o outro sempre reflete uma parcela da nossa própria personalidade. Nesse sentido, as próximas linhas revelam quais são os signos complementares e como tirar a melhor lição desse poderoso guia espiritual!

Áries e Libra

Áries e Libra são signos de vibração oposta. Enquanto o primeiro é um signo de fogo, o segundo, é de ar. Se um fala sobre a intensidade, o outro versa sobre equilíbrio. Uma outra observação importante: Áries, regido por Marte, é um signo bélico e de ação instantânea. Libra é regido por Vênus, e vibra na frequência de um pacificador nato, alguém que prioriza o diálogo às disputas físicas. 

Se esta dupla aparece em seu mapa, atente-se: Libra tem como objeto ensinar Áries sobre ter mais paciência, especialmente antes da tomada de alguma decisão. Áries, por sua vez, inspira Libra a ser mais decidido, no limite, joga para que Libra banque seus próprios desejos. 

Touro e Escorpião

Assim como na relação entre Libra e Áries, Touro e Escorpião também são regidos, respectivamente, por Vênus e Marte, porém, pertencem a elementos dissonantes em relação a Libra e Áries. Portanto, o eixo entre amor/ guerra continua. Mas em essência, são dois nativos que tendem a ser bastante semelhantes, pendendo para os ganhos materiais, tanto financeiramente como sexualmente. A diferença, por outro lado, irá residir na maneira como os resultados são obtidos: escorpianos são ardilosos e criativos, taurinos, concentrados e disciplinados. A verdadeira troca entre esses dois tipos de mentalidade é que Escorpião ensina Touro a lidar melhor com as mudanças, e Touro é um mestre para Escorpião no sentido de colocar os pés no chão, mas sem deixar de sonhar.

Gêmeos e Sagitário

Gêmeos e Sagitário têm energia muito semelhante, pois ambos são uma marca do ofício intelectual. Novamente, a diferença no método é fundamental, pois Gêmeos é o signo da comunicação, do intelectualismo cuja retórica é uma arma potencializadora. Sagitário é, por outro lado, o signo da introspecção, da filosofia tradicional, concisa. Gêmeos ensina Sagitário a vocalizar o conhecimento, coloca na forma de palavras, bem como amplia as conexões mentais. O contrário também é valioso, pois Sagitário ensina Gêmeos a necessidade da coesão.

Câncer e Capricórnio

A relação entre Câncer e Capricórnio é muito interessante, pois ambos são, dentro da astrologia, vistos como representantes da figura materna e paterna, respectivamente. A partir dessa simbologia, a relação de oposto complementar pode se tornar um pouco mais intuitiva: Câncer é o coração, traduz o espírito emocional e ensina Capricórnio a ser menos austero. Capricórnio é a cabeça, racionaliza aspectos da vida e ensina Câncer sobre a necessidade de manter-se em contato com a realidade objetiva.

Leão e Aquário

Leão e Aquário são bastante semelhantes, posto que pouco intuitiva é a natureza das intersecções entre eles. O amor é um tema central para entender esta oposição: Leão ama, assim como Aquário, intensamente. A divergência é a essência do olhar com que ambos lançam, pois Leão propõe um amor íntimo, quase um amor entre amantes, entre irmãos, entre amigos. É como se o eixo do amor pairasse sobre o espectro pessoal. Para os aquarianos, o amor ganha uma conotação social, em que a vida do grupo é colocada à frente da vida pessoal, e neste sentido, o amor social, parecido com a caridade, é latente. A lição que Leão passa para Aquário é a necessidade de criar laços pessoais, e a lição de Aquário para Leão é a beleza da visão ampla do amor, a nível complexo.

Virgem e Peixes

Neste caso, Virgem e Peixes estão claramente em contraste, uma vez que o signo de terra, Virgem, é um signo organizado, que preza pela coesão e pela disciplina. Peixes, signo de água, é espiritualizado, e não raro corre riscos de se perder em abstrações. A intersecção fica por conta do amor ao próximo. Para Peixes, Virgem pode servir como um modelo de organização, que pode ensinar como a organização pode transformar positivamente a vida em prol de seus objetos humanitários. Peixes é um mestre para os virginianos no sentido de que é um signo das abstrações, e guia Virgem à jornada espiritual. 

WeMystic Brasil

Posts recentes

Qual é o seu temperamento? Conheça o colérico, sanguíneo, fleumático e o melancólico

Desde muito jovens, algumas pessoas são ditas de "temperamento difícil", enquanto outras parecem ser mais…

2 dias atrás

Horóscopo semanal de 25 a 31 de março: o primeiro eclipse do ano!

O horóscopo semanal de 25 a 31 de março começa com a Lua Cheia em…

4 dias atrás

Feng Shui do Dinheiro: 6 dicas de organização e fluxo de energia

O Feng Shui é uma antiga prática chinesa que se concentra na criação de harmonia…

7 dias atrás

Gestão de tempo: conheça 6 técnicas para mais produtividade e bem-estar!

Diante de uma realidade em que o tempo desempenha um papel cada vez mais importante,…

1 semana atrás

Horóscopo semanal de 18 a 24 de março: resolva o seu passado e feliz Ano Novo Astrológico!

Seu horóscopo semanal de 18 a 24 de março começa com a Lua em Câncer,…

2 semanas atrás

A influência das fases lunares nas finanças: planejar, organizar e prosperar

Há milhares de anos, a Lua se firma como um objeto de estudo e fascínio…

2 semanas atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!